segunda-feira, 26 de abril de 2010

[Tutorial] Substituindo discos/pastilhas de freio renault clio

Observação: o serviço é fácil de ser feito, mas lembro que se você não tiver certeza ou um pouco de habilidade, é melhor levar seu carro a um mecânico de confiança, pois este serviço está diretamente ligado a sua segurança :!:


Material necessário
- Jogo de pastilhas de freio
- Jogo de discos de freio
- Spray de produto “Anti-Chios” (na verdade, é uma espécie de cola que prende as pastilhas nos locais certos, evitando que as pastilhas batam nos discos e façam barulho)

Ferramentas necessárias
- Chave de boca 13mm
- Chave de boca 17mm
- Jogo de chaves Torx

Passo-a-passo
- Soltar os parafusos de roda (apenas soltá-los, não confunda com retira-los :!: )
- Levantar o carro
- Retirar os parafusos de roda
- Retirar a roda
- Com a chave 13mm, soltar o pistão hidráulico do freio e retirar as pastilhas velhas (foto 02)
- Com a chave 17mm, soltar as pinças de freio (foto 02)
- Com a chave Torx correspondente, soltar o disco de freio (são dois parafusos) (foto 03)
- Limpe o disco de freio novo (ele vem embalado com óleo dentro para não enferrujar, limpe-o com uma estopa ou pano velho até retirar o excesso de óleo das faces de atrito)
- Coloque o novo disco no seu lugar e aperte-o
- Recoloque as pinças no respectivo local e aperte o parafuso firmemente com a chave 17mm
- Instale o pistão do freio e aparafuse levemente um dos parafusos 13mm, de modo a deixar o pistão com livre movimento, mas mantenha-o apontado para cima (conforme foto)
- Com a ajuda das pastilhas velhas ou um pedaço de madeira, faça com que o pistão retorne no cilindro (use sua criatividade, eu usei martelo como ferramenta para fazer o pistão retornar ao cilindro e um pedaço de madeira como encosto... as pastilhas velhas também podem ser usadas como encosto)
- Coloque as pastilhas novas com as faces de atrito voltadas a um jornal velho (para não sujar o chão da garagem) e limpe a parte de cima dela, para o “Anti-chios” aderir a superfície (foto 04)
- No verso da pastilha, aplique o “Anti-Chios” conforme instruções constantes na embalagem (no meu caso, apliquei uma fina camada, esperei um minuto e já continuei o processo de montagem) (foto 04)
- Coloque as pastilhas de freio no local correto
- Mova o pistão para baixo e recoloque o parafuso 13mm da parte de baixo
- Encoste o parafuso da parte de baixo; encoste o parafuso da parte de cima e dê o aperto final em ambos (talvez você precise de uma chave 17mm para dar o contra-aperto)
- Remonte a roda (encoste um parafuso por vez em “X”, de um leve aperto)
- Baixe o carro e de o aperto final aos parafusos de roda
- Proceda da mesma maneira com o outro lado do freio.

Cuidados especiais
- Muito, MAS MUITO cuidado durante o processo de assentamento dos discos/pastilhas novos! Lembre-se: o conjunto novo demora por volta de 400km para ter 100% de eficiência!
- Ainda existirá um pouco de óleo no disco de freio e as primeiras frenagens terão pouquíssima eificiência! Freie com muito cuidado, antecipe o que puder da frenagem! Ande devagar!!
- É absolutamente normal um cheiro de queimado durante as primeiras frenagens! A saída de fumaça também.
- Nas primeiras frenagens, não exerça muita força do sistema para evitar superaquecimentos, isto pode "vidrar" as pastilhas ocasionando aquele chiado chato durante as frenagens.


Fotos abaixo ;)





Um comentário:

Felipe Nunes disse...

Qual e o numero da chave de tork que se usa? No clio 2011?